Análise do preço do milho nos mercados externo e interno

Autores

  • Vladimir Faria dos Santos
  • Matheus Wemerson Gomes Pereira
  • Marcelo José Braga
  • Wilson da Cruz Vieira

Palavras-chave:

co-integração, causalidade de Granger, estacionariedade, produtor

Resumo

O crescimento da quantidade exportada do milho pelo Brasil, a partir de 2001, tem levado a uma provável influência do preço internacional desse cereal sobre o preço recebido pelos produtores domésticos. Assim, este trabalho visa a analisar a relação entre esses dois mercados no período de janeiro de 1996 a julho de 2006. Para isso, foram realizados os testes de estacionariedade, causalidade de Granger e de co-integração. O teste de Granger sugere que há relação unidirecional entre o preço externo e o preço para o produtor, isto é, o preço externo impacta (no sentido de Granger) os preços internos. O resultado do teste de co-integração indica que as séries são cointegradas e, portanto, possuem relação de longo prazo. Por meio do mecanismo de correção de erros, constatou-se que as mudanças de curto prazo nos preços externos se refletem lentamente nos preços para o produtor.

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Como Citar

Santos, V. F. dos, Pereira, M. W. G., Braga, M. J., & Vieira, W. da C. (2015). Análise do preço do milho nos mercados externo e interno. Revista De Política Agrícola, 16(3), 76–84. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/466

Edição

Seção

Artigos Científicos