Impactos da produção de soja na economia de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Mayra Batista Bitencourt Fagundes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Daniela Teixeira Dias
  • Matheus Wemerson Gomes Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Leonardo Francisco Figueiredo Neto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Daniel Massen Frainer Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Palavras-chave:

agricultura, competitividade, matriz de insumo-produto.

Resumo

A soja em grão se destaca no comércio nacional e internacional; em Mato Grosso do Sul, está entre as principais culturas produzidas e comercializadas, possuindo correlação positiva com outros setores da economia. O objetivo deste estudo é analisar a composição do produto, renda, emprego e interligações setoriais para saber qual é a importância da soja em grão para Mato Grosso do Sul, utilizando a matriz de transações correntes e a tabela de recursos e usos estaduais para o cálculo de multiplicadores e composição dessas variáveis para o estado. Neste contexto, verificou-se que a soja em grão está relacionada principalmente a compras advindas do comércio e a vendas em maior percentual de sua produção para as indústrias de transformação agropecuária. Essas relações contribuem para que em Mato Grosso do Sul a soja em grão se posicione em décimo lugar na geração de produto e renda e em 20º na geração de emprego.

Biografia do Autor

Mayra Batista Bitencourt Fagundes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Doutora, professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Av. Senador Filinto Müller, s/n, Cidade Universitária, Unidade 10, Campo Grande, MS, CEP 79070-900.

Daniela Teixeira Dias

Economista. Rua São João Batista, 187, vila Nasser, Campo Grande, MS, CEP 79117-232.

Matheus Wemerson Gomes Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Doutor, professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Av. Senador Filinto Müller, s/n, Cidade Universitária, Unidade 10, Campo Grande, MS, CEP 79070-900.

Leonardo Francisco Figueiredo Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Doutor, professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Av. Senador Filinto Müller, s/n, Cidade Universitária, Unidade 10, Campo Grande, MS, CEP 79070-900.

Daniel Massen Frainer, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Doutor, professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Rua José Luís Sampaio Ferraz, Centro, CEP 79990-000.

Downloads

Publicado

2015-02-25

Como Citar

Fagundes, M. B. B., Dias, D. T., Pereira, M. W. G., Figueiredo Neto, L. F., & Frainer, D. M. (2015). Impactos da produção de soja na economia de Mato Grosso do Sul. Revista De Política Agrícola, 23(4), 111–122. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/958

Edição

Seção

Artigos Científicos