Competitividade da produção de soja entre Brasil e Paraguai

Autores

  • Paulo Eterno Venâncio Assunção Engenheiro-agrônomo, mestre em Agronegócio, doutorando em Agronegócio, professor do Centro Universitário de Goiatuba – UniCerrado.

Palavras-chave:

lucratividade, matriz de análise de política, produtividade

Resumo

Como o Brasil é um produtor consolidado em alguns setores agrícolas, com competitividade e capacidade de expansão de sua produção, e como o Paraguai tem mostrado capacidade de investimento e aumento de sua produção e se tornado cada vez mais importante no cenário agroexportador internacional, o objetivo aqui foi analisar a produtividade, a lucratividade e a competitividade da produção de soja em duas regiões, uma no Brasil, outra no Paraguai, e comparar os sistemas de produção e a competitividade desses dois países. O estudo usou a matriz de análise de política (MAP), que permite a comparação de cadeias produtivas via custos internos e externos. Os resultados mostraram que, embora competitivo, o Brasil pode ampliar o desenvolvimento da cadeia com investimentos em políticas mais eficientes e que, pelos investimentos dos últimos anos, o sistema produtivo do Paraguai é mais competitivo do que o do Brasil. Conclui-se que a alta produção do Brasil torna-o competitivo e que políticas de incentivos à produtividade no Paraguai geraram resultados positivos àquele país.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Assunção, P. E. V. (2020). Competitividade da produção de soja entre Brasil e Paraguai. Revista De Política Agrícola, 29(4), 32. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1492

Edição

Seção

Artigos Científicos