Expansão de área agrícola no período 1994–2010

Autores

  • Rogério Edivaldo Freitas Ipea
  • Marco Aurélio Alves de Mendonça Ipea
  • Geovane de Oliveira Lopes Banco do Brasil

Palavras-chave:

agricultura, análise de grupamentos, mesorregiões.

Resumo

Este artigo teve por objetivo mensurar a desigualdade de crescimento da área de produção da agricultura brasileira de 1994 a 2010, no contexto das mesorregiões brasileiras, discutindo-se em segundo plano as diferenças oriundas do subperíodo 2006 a 2010. Empregaram-se dados da pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram utilizados indicadores de crescimento e um procedimento de análise de grupamentos para identificar similaridades entre as mesorregiões agrícolas brasileiras. Os resultados sinalizaram um crescimento de área agrícola substantivo no caso do Norte Mato-Grossense, Sul Goiano, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Extremo Oeste Baiano, Sudeste Mato-Grossense, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Nordeste Mato-Grossense, São José do Rio Preto, Sul Maranhense e Norte Central Paranaense.

Biografia do Autor

Rogério Edivaldo Freitas, Ipea

Economista, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Marco Aurélio Alves de Mendonça, Ipea

Economista, Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/ UFRJ), técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), superintendente de Relações Federativas da Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro.

Geovane de Oliveira Lopes, Banco do Brasil

Estatístico, mestrando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), assessor na Diretoria de Crédito do Banco do Brasil

Downloads

Publicado

2013-07-11

Como Citar

Freitas, R. E., Mendonça, M. A. A. de, & Lopes, G. de O. (2013). Expansão de área agrícola no período 1994–2010. Revista De Política Agrícola, 22(2), 30–47. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/305

Edição

Seção

Artigos Científicos