Direcionadores da produção de café orgânico no Brasil

Autores/as

  • Karina Ferreira da Silva Matos
  • Marcelo José Braga

Palabras clave:

Mercados favoráveis, práticas produtivas, viabilidade econômica.

Resumen

Percebe-se uma modificação das preferências dos consumidores em direção aos alimentos orgânicos, entre eles o café, cuja produção orgânica tem crescido e se expandido pelo Brasil. Entretanto, a viabilidade econômica da produção de café orgânico mostra-se fundamentalmente relacionada ao preço obtido no momento da venda. Este trabalho buscou analisar os direcionadores da adoção de café orgânico no Brasil, com base nos fatores propostos por Giménez Cacho et al. (2018). Conclui-se que a adoção do café orgânico no Brasil está relacionada ao reconhecimento de uma crise, ao nível de organização social, à existência de aliados externos, aos mercados favoráveis e às políticas favoráveis.

Publicado

2020-07-31

Cómo citar

Matos, K. F. da S., & Braga, M. J. (2020). Direcionadores da produção de café orgânico no Brasil. Revista De Política Agrícola, 29(2), 21. Recuperado a partir de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1472

Número

Sección

Artigos Científicos