Trabalho formal na cadeia de produção de carne bovina

Autores/as

  • Luan Vinicius Bernardelli Economista, doutorando em Teoria Econômica, professor colaborador da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
  • Ednaldo Michellon Doutor em Ciências Econômicas, professor associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Palabras clave:

Pecuária, Rais, rendimentos

Resumen

A cadeia de produção de carne bovina no Brasil possui grande representatividade no mercado de trabalho e emprega milhares de pessoas. O produto final atende às demandas interna e externa, e o aumento dos níveis de produção dos últimos anos tem auxiliado no controle dos índices de preço e da balança comercial do País. Contudo, os conflitos entre os diversos elos da cadeia de produção prejudicam o bom andamento do setor e a qualidade dos produtos para os consumidores finais. Nesse contexto, considerando os muitos autores que apontam para a importância do nível educacional e da experiência profissional dos agentes para o bom desempenho da cadeia, o objetivo deste estudo é verificar como ocorrem as bonificações salariais na cadeia de produção de carne bovina no Brasil, seccionado em três subsistemas: de produção de matéria-prima, industrialização e serviços. Os resultados mostram que os incentivos ocorrem nos três subsistemas, mas com ênfase no de distribuição, sendo o responsável pelo maior estímulo no acúmulo de capital humano e de experiência profissional. Além disso, visualizou-se que o subsistema de produção de matéria-prima se mostrou o menos interessado no acumulo desses dois atributos, o que pode ser um gargalo para o bom desempenho da cadeia de produção, em virtude de o subsistema de matéria-prima ser maior que a soma dos outros dois subsistemas.

Biografía del autor/a

Luan Vinicius Bernardelli, Economista, doutorando em Teoria Econômica, professor colaborador da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Doutorando em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá . Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (2017). Especialista em Direito Bancário pela Verbo Jurídico e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2016). Professor Colaborador da Universidade Estadual do Norte do Parana (UENP). Atua nas áreas de Economia monetária e financeira, Economia Regional, Economia da Religião e Economia da Saúde.

Ednaldo Michellon, Doutor em Ciências Econômicas, professor associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas e pela Universidade da Califórnia. É Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua no ensino, pesquisa e extensão nas linhas voltadas ao Desenvolvimento Rural, Regional, Econômico e Sustentável. Foi o ganhador do 30º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia na categoria Pesquisador-Extensionista. É o responsável pelo Convênio de Cooperação entre a Universidade de Alicante (Espanha) e a UEM. Coordena outros Projetos como CerAUP, PPCPO e REDIfeira entre outros.

Publicado

2019-08-06

Cómo citar

Bernardelli, L. V., & Michellon, E. (2019). Trabalho formal na cadeia de produção de carne bovina. Revista De Política Agrícola, 28(1), 18. Recuperado a partir de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1340

Número

Sección

Artigos Científicos