Causalidade de preços do feijão de cor no Paraná

Autores/as

  • Cármem Ozana de Melo professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
  • Gerson Henrique da Silva professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
  • Maura Seiko Tsutsui Esperancicni professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Palabras clave:

agronegócio, comercialização agrícola, economia agrícola.

Resumen

O feijão, produto de larga aceitação pelo consumidor, é destaque na economia brasileira e paranaense, sendo importante alternativa para pequenos produtores. O objetivo deste estudo é verificar o sentido da causalidade de preços do feijão entre os níveis de mercado no Paraná, de janeiro de 2005 a abril de 2015, por meio do teste de causalidade de Granger. Os resultados obtidos permitem considerar que no mercado de feijão os preços oscilam para os três segmentos e que é o atacado, principalmente, que inicia ou causa as alterações dos preços.

Biografía del autor/a

Cármem Ozana de Melo, professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Economista, doutora em Agronomia/Energia na Agricultura, professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Gerson Henrique da Silva, professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Economista, doutor em Agronomia/Energia na Agricultura, professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Maura Seiko Tsutsui Esperancicni, professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Engenheira-agrônoma, doutora em Economia, professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Cómo citar

de Melo, C. O., da Silva, G. H., & Esperancicni, M. S. T. (2016). Causalidade de preços do feijão de cor no Paraná. Revista De Política Agrícola, 25(2), 5–13. Recuperado a partir de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1106

Número

Sección

Artigos Científicos