Responsabilidade social empresarial no setor sucroenergético em Goiás

Authors

  • José Elenilson Cruz Administrador, Mestre em Agronegócio, Professor dos cursos de Administração e Agronegócio da PUC-GO, Rua Tiradentes n. 384, Casa 01 – Jardim Novo Mundo, CEP 74710-230 Goiânia
  • Eliane Moreira Sá de Souza Administradora, Doutora em Engenharia de Produção, professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE).

Keywords:

Desempenho Social, Indicadores Ethos de Responsabilidade Social empresarial, Variáveis do Desempenho Social,

Abstract

O debate sobre Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é provocado pelo entendimento de que as empresas devem ser responsáveis por amenizar os impactos de suas atividades sobre a sociedade e o meio ambiente. Utilizando os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial como modelo conceitual, e aplicando metodologia própria para ajuste das respostas, o presente trabalho avaliou que a Responsabilidade Social Empresarial está parcialmente implantada (PI) nas organizações pesquisadas. As dimensões consumidores e clientes; meio ambiente; e comunidade estão mais bem implantadas. E as dimensões valores, transparência e governança; público interno; e fornecedores apresentam baixo nível de implantação. Os resultados indicam que o desempenho social empresarial tende a ser melhor quando a organização conjuga estas variáveis: tempo, gestão própria e total integração da RSE aos objetivos estratégicos.

How to Cite

Cruz, J. E., & Sá de Souza, E. M. (2015). Responsabilidade social empresarial no setor sucroenergético em Goiás. Revista De Política Agrícola, 21(2), 103–121. Retrieved from https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/100

Issue

Section

Artigos Científicos