Oferta e demanda mensal de milho no Brasil: impactos da segunda safra

Autores

  • André Sanches Pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).
  • Lucilio Rogério Aparecido Alves Professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).
  • Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros Professor Sênior da Universidade de São Paulo, coordenador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/ USP).

Palavras-chave:

estoques, fluxo de oferta e demanda, mercado de milho.

Resumo

O objetivo deste estudo é estimar o fluxo mensal de oferta (disponibilidade) de milho no Brasil, em termos de ritmo de colheita – primeira e segunda safras – e demanda (consumo interno e exportação), de fevereiro de 2001 a janeiro de 2018. O mercado de milho no Brasil experimentou mudanças estruturais importantes nas primeiras duas décadas do século 21, com maior oferta na segunda safra e exportações crescentes. Este trabalho analisa as alterações nos níveis de disponibilidade mensal do cereal no mercado brasileiro, e os resultados indicam que a expansão do cultivo do milho de segunda safra alterou os meses de maiores níveis de estoque no Brasil, para o trimestre julho/agosto/setembro, e as exportações atingiram os maiores níveis nos meses seguintes, influenciando a rápida diminuição da disponibilidade interna, que, por sua vez, atinge os menores níveis no trimestre janeiro/fevereiro/março.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

Sanches, A., Alves, L. R. A., & Barros, G. S. de C. (2019). Oferta e demanda mensal de milho no Brasil: impactos da segunda safra. Revista De Política Agrícola, 27(4), 73. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1467

Edição

Seção

Artigos Científicos