Apoio à inovação na política agrícola: o Brasil na comparação internacional

Autores

  • Milena Yumi Ramos Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Palavras-chave:

agricultura, geração e transferência de conhecimentos, monitoramento e avaliação

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise descritiva da evolução do apoio governamental à inovação na agricultura nas últimas duas décadas, segundo a estrutura analítica adotada pela OCDE no Monitoramento e Avaliação da Política Agrícola. Tal apoio manifesta-se como dispêndios realizados, que foram analisados em termos da magnitude, da participação no conjunto de serviços gerais de auxílio à agricultura e da composição em termos de geração e de transferência de conhecimentos. A abordagem adotada considerou o Brasil em comparação com outros países e grupos de países: Estados Unidos, países emergentes, União Europeia e países membros da OCDE. Mostra-se que a estrutura do apoio governamental à inovação na agricultura varia internacionalmente e que o Brasil exibe perfil peculiar. A variação encontrada reflete diferenças históricas e contextuais, configurações organizacionais e arquiteturas institucionais do sistema entre os países, embora influenciados também por forças comuns de natureza global.

Biografia do Autor

Milena Yumi Ramos, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Engenheira de Alimentos, Doutora em Política Científica e Tecnológica. Pesquisadora lotada na Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa, Gerência de Inteligência Estratégica.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

Ramos, M. Y. (2019). Apoio à inovação na política agrícola: o Brasil na comparação internacional. Revista De Política Agrícola, 28(2), 92. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1424

Edição

Seção

Artigos Científicos