A sucessão familiar no setor agropecuário

Autores

  • Walber Machado de Oliveira Economista, mestre em Administração, pesquisador do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) – Dirur/Ipea.
  • José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Doutor em Economia, técnico de planejamento e pesquisa (Dirur/Ipea), professor do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade de Brasília (Propaga/UnB).

Palavras-chave:

agronegócio, fazendas familiares, gestão

Resumo

As fazendas familiares – pequenas, médias ou grandes – continuam sendo a unidade de produção largamente predominante na agricultura mundial. O objetivo deste trabalho é examinar o processo de sucessão nesses empreendimentos, por meio do qual os conhecimentos acumulados na gestão e os ativos do negócio são transmitidos de geração a geração. Discute-se o entrelaçamento dos objetivos da família aos objetivos do negócio e destaca-se o caráter processual da transição geracional. São apontados aspectos críticos para seu transcorrer, como a importância da análise da viabilidade econômico-financeira do negócio e a comunicação acerca de temas como a distribuição justa ou equânime dos ativos.

Biografia do Autor

Walber Machado de Oliveira, Economista, mestre em Administração, pesquisador do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) – Dirur/Ipea.

DIRUR

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

Oliveira, W. M. de, & Vieira Filho, J. E. R. (2019). A sucessão familiar no setor agropecuário. Revista De Política Agrícola, 28(2), 122. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1451

Edição

Seção

Artigos Científicos