Trabalho formal na cadeia de produção de carne bovina

Autores

  • Luan Vinicius Bernardelli Economista, doutorando em Teoria Econômica, professor colaborador da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
  • Ednaldo Michellon Doutor em Ciências Econômicas, professor associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Palavras-chave:

Pecuária, Rais, rendimentos

Resumo

A cadeia de produção de carne bovina no Brasil possui grande representatividade no mercado de trabalho e emprega milhares de pessoas. O produto final atende às demandas interna e externa, e o aumento dos níveis de produção dos últimos anos tem auxiliado no controle dos índices de preço e da balança comercial do País. Contudo, os conflitos entre os diversos elos da cadeia de produção prejudicam o bom andamento do setor e a qualidade dos produtos para os consumidores finais. Nesse contexto, considerando os muitos autores que apontam para a importância do nível educacional e da experiência profissional dos agentes para o bom desempenho da cadeia, o objetivo deste estudo é verificar como ocorrem as bonificações salariais na cadeia de produção de carne bovina no Brasil, seccionado em três subsistemas: de produção de matéria-prima, industrialização e serviços. Os resultados mostram que os incentivos ocorrem nos três subsistemas, mas com ênfase no de distribuição, sendo o responsável pelo maior estímulo no acúmulo de capital humano e de experiência profissional. Além disso, visualizou-se que o subsistema de produção de matéria-prima se mostrou o menos interessado no acumulo desses dois atributos, o que pode ser um gargalo para o bom desempenho da cadeia de produção, em virtude de o subsistema de matéria-prima ser maior que a soma dos outros dois subsistemas.

Biografia do Autor

Luan Vinicius Bernardelli, Economista, doutorando em Teoria Econômica, professor colaborador da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Doutorando em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá . Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (2017). Especialista em Direito Bancário pela Verbo Jurídico e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2016). Professor Colaborador da Universidade Estadual do Norte do Parana (UENP). Atua nas áreas de Economia monetária e financeira, Economia Regional, Economia da Religião e Economia da Saúde.

Ednaldo Michellon, Doutor em Ciências Econômicas, professor associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas e pela Universidade da Califórnia. É Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua no ensino, pesquisa e extensão nas linhas voltadas ao Desenvolvimento Rural, Regional, Econômico e Sustentável. Foi o ganhador do 30º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia na categoria Pesquisador-Extensionista. É o responsável pelo Convênio de Cooperação entre a Universidade de Alicante (Espanha) e a UEM. Coordena outros Projetos como CerAUP, PPCPO e REDIfeira entre outros.

Downloads

Publicado

2019-08-06

Como Citar

Bernardelli, L. V., & Michellon, E. (2019). Trabalho formal na cadeia de produção de carne bovina. Revista De Política Agrícola, 28(1), 18. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1340

Edição

Seção

Artigos Científicos