Competitividade do milho brasileiro no mercado internacional

Autores

  • Bruna Ferreira Bacharel em Gestão de Empresas.
  • Daniel Henrique Dario Capitani Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp.

Palavras-chave:

comércio exterior, exportação, indicadores

Resumo

Este estudo analisa a competitividade do milho brasileiro por meio dos indicadores Índice de Vantagem Comparativa Revelada Simétrica (VCRS), Indicador de Posição Relativa de Mercado (POS), Taxa de Cobertura (TC) e Índice de Desempenho das Exportações (DES). É feita uma comparação entre os principais players do grão – Brasil, Estados Unidos, Argentina e Ucrânia – no período de 2005 a 2015, e os resultados comprovaram que o segmento do milho tem sido nos últimos anos um dos mais dinâmicos e competitivos do agronegócio brasileiro, com taxas de crescimento positivas em todos os indicadores. Isso fez o Brasil se aproximar (ou superar) dos principais exportadores mundiais de milho, mas, para se consolidar na posição, o País precisa de melhor dinamização dos processos de comercialização, como melhor infraestrutura logística e instrumentos de política agrícola.

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Como Citar

Ferreira, B., & Capitani, D. H. D. (2017). Competitividade do milho brasileiro no mercado internacional. Revista De Política Agrícola, 26(2), 86–99. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1274

Edição

Seção

Artigos Científicos