Determinantes do preço da terra no Brasil

Autores

  • Natália de Almeida Piedade de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Léo da Rocha Ferreira Universidade Federal de Viçosa.

Palavras-chave:

agricultura brasileira, mercado de terra, Plano Real, política agrícola.

Resumo

O principal objetivo deste artigo foi analisar as variáveis que explicam, depois da implementação do Plano Real, período considerado de estabilidade econômica, a determinação do preço da terra no Brasil. Depois de uma discussão sobre a determinação do preço da terra nos anos anteriores ao Plano Real, utilizou-se uma especificação econométrica para determinar as variáveis que mais influenciaram o preço em anos recentes. Conclui-se que atualmente a terra tem sido utilizada basicamente como fator de produção, deixando de ser vista como um ativo financeiro.

Biografia do Autor

Natália de Almeida Piedade de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Graduada em Ciências Econômicas, mestre em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rua Bartolomeu Portela, 50, ap. 303, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22290-190.

Léo da Rocha Ferreira, Universidade Federal de Viçosa.

Graduado em Ciências Econômicas, mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, Ph.D. em Food and Resource Economics pela University of Florida, professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Av. Ataulfo de Paiva, 950/602, CEP 22440-034, Rio de Janeiro, RJ.

Downloads

Publicado

2015-02-25

Como Citar

Oliveira, N. de A. P. de, & Ferreira, L. da R. (2015). Determinantes do preço da terra no Brasil. Revista De Política Agrícola, 23(4), 58–75. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/954

Edição

Seção

Artigos Científicos