Evolução e fases da agroindústria canavieira no Brasil

Autores

  • Pery Francisco Assis Shikida Unioeste.

Palavras-chave:

açúcar, etanol, paradigma subvencionista, paradigma tecnológico.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de resumir e discutir os principais aspectos da evolução e fases da agroindústria canavieira no Brasil, ressaltando o período de 1946–1947 a 2012–2013. Como resultado, a agroindústria canavieira experimentou forte período de interferência governamental (paradigma subvencionista) e vive há 24 anos um cenário de desregulamentação (paradigma tecnológico). Porém, ainda carece de regulação institucional que contribua para estabelecer diretrizes para os diversos interesses que compõem o setor, na esperança de melhor definir o papel dos grandes produtos desta atividade na matriz alimentar (açúcar) e energética (etanol e cogeração) do País.

Biografia do Autor

Pery Francisco Assis Shikida, Unioeste.

Economista, doutor em Economia Aplicada, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, professor do curso de Ciências Econômicas do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, e do Programa de Mestrado em Economia da Unioeste/Toledo. Rua da Faculdade, 645, CEP 85.903-000, Toledo, PR.

Downloads

Publicado

2015-02-25

Como Citar

Shikida, P. F. A. (2015). Evolução e fases da agroindústria canavieira no Brasil. Revista De Política Agrícola, 23(4), 43–57. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/953

Edição

Seção

Artigos Científicos