Alimentos orgânicos. Oportunidades de mercado e desafios
Palavras-chave:
estudo de mercado, alimentos orgânicos, agricultura orgânica, consumo de alimentos orgânicosResumo
Nos últimos anos tem crescido a importância dos alimentos orgânicos em diferentes países. Diversos estudos, em diferentes capitais brasileiras, demonstram um aumento do interesse dos consumidores por esse tipo de alimento. O presente trabalho visa a identificar os principais fatores que inibem o consumo de alimentos orgânicos na região metropolitana de Goiânia, e a apontar elementos para formulação de estratégias de inserção de orgânicos no mercado de alimentos. Foram entrevistadas 346 pessoas selecionadas de forma aleatória, mediante o uso de questionário estruturado. Dessa amostra, aproximadamente 20% consome alimentos orgânicos regularmente há mais de um ano. Entre os fatores que mais estimulam os consumidores a adquirir alimentos orgânicos estão a preocupação com a saúde pessoal e familiar (36,5%); o sabor, a cor, o tamanho ou a consistência dos produtos (25,4%); bem como a garantia de procedência dos produtos (18,8%). Em contrapartida, os consumidores apontaram também alguns fatores que estariam limitando o consumo de alimentos orgânicos: a) o preço elevado (38,4%); b) a dificuldade de encontrar os produtos nomercado (28,3%); e c) a falta de informações sobre os produtos (18,8%). Conclui-se, assim, que as ações voltadas para a promoção de alimentos orgânicos deveriam enfocar mais esses aspectos.Downloads
Como Citar
Wander, A. E., Lacerda, A. C. V., Freitas, F. C. de, Didonet, A. D., & Didonet, C. C. G. M. (2015). Alimentos orgânicos. Oportunidades de mercado e desafios. Revista De Política Agrícola, 16(2), 44–55. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/463
Edição
Seção
Artigos Científicos