China: gigante também na agricultura

Autores/as

  • Eliana Valéria Covolan Figueiredo Embrapa
  • Elisio Contini Embrapa

Palabras clave:

agronegócio, Brasil, exportação.

Resumen

O presente artigo identifica as principais forças motrizes da demanda por produtos agrícolas por parte da China: crescimento populacional e elevação da renda. Aponta ainda os principais produtos agrícolas daquele país, em culturas e em produção animal, e sua espetacular evolução de 2002 a 2011. Merece destaque a análise das exportações agrícolas brasileiras e sua participação naquele mercado. Analisa-se com certo ineditismo a estrutura tarifária da China, no comércio com outros países, incluindo o Brasil. Em virtude de sua importância, alguns produtos são destacados, como o complexo soja (grão, óleo e farelo), milho, algodão, suco de laranja e carnes (carne bovina, suína e de aves). A conclusão geral é de que o mercado da China para produtos do agronegócio brasileiro é estratégico e vital para o aumento da produção de grãos e de carnes do Brasil. É de grande relevância acompanhar a evolução da produção e consumo de produtos agrícolas na China e aproveitar essas oportunidades de negócios.

Biografía del autor/a

Eliana Valéria Covolan Figueiredo, Embrapa

Economista, Doutora em Agronomia pela Unesp, pesquisadora da Embrapa

Elisio Contini, Embrapa

Doutor em Regionale Planung pela Universidade de Muenster, pesquisador da Embrapa

Publicado

2013-07-11

Cómo citar

Figueiredo, E. V. C., & Contini, E. (2013). China: gigante também na agricultura. Revista De Política Agrícola, 22(2), 5–29. Recuperado a partir de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/304

Número

Sección

Artigos Científicos