Características dos agricultores que acessam o Programa Nacional de Alimentação Escolar

Autores/as

  • Flaviana Oliveira Mestre em Agronegócio.
  • Gabriel Medina Doutor em Ciências Agrárias.
  • Reginaldo Figueiredo Pós-doutor em Modelagem e Simulação.

Palabras clave:

agricultura familiar, desenvolvimento rural, política pública

Resumen

Este estudo busca identificar as características dos agricultores familiares que acessam o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Entrevistas foram realizadas com agricultores em três municípios goianos, e os dados foram analisados a partir de testes de correlação e de regressão. Os resultados mostraram que existe correlação positiva entre a venda para o Pnae e as seguintes variáveis independentes: Estar há mais tempo na propriedade, Vender para o PAA, Ter acesso à assistência técnica, Possuir sistema de irrigação, Possuir meio de transporte, Renda familiar mais alta e Participar das reuniões da cooperativa. No entanto, somente as variáveis Estar há mais tempo na propriedade e Vender para o PAA exibem relação de causalidade com a variável dependente Vender para o Pnae. Mas a maioria dos agricultores familiares não possui essas características, o que sugere que o acesso ao Pnae tem ficado limitado aos agricultores com melhores condições produtivas.

Publicado

2019-03-29

Cómo citar

Oliveira, F., Medina, G., & Figueiredo, R. (2019). Características dos agricultores que acessam o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Revista De Política Agrícola, 27(3), 60–68. Recuperado a partir de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1444

Número

Sección

Artigos Científicos