Novas estratégias competitivas para o setor sucro-alcooleiro: o caso de alagoas
Abstract
Este artigo pretende analisar as transformações recentes do setor sucroalcooleiro de Alagoas que, estruturado no período colonial, atravessou os anos do Império e da República sob um modelo fortemente amparado pelo Estado, transformando-se, desde os anos 80, no segundo maior produtor e exportador nacional de açúcar e, até 1992, de álcool. O novo ambiente institucional criado a partir de 1990 com a extinção do Instituto do Açúcar e do Álcool/IAA, a desativação do Proálcool e do Planalsucar e a subseqüente desregulamentação setorial, obrigou a agroindústria sucro-alcooleira a adotar novas estratégias, diferentes das que eram praticadas no período de regulação estatal.Downloads
How to Cite
Carvalho, C. P. de. (2015). Novas estratégias competitivas para o setor sucro-alcooleiro: o caso de alagoas. Revista De Política Agrícola, 9(1), 14–26. Retrieved from https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/660
Issue
Section
Artigos Científicos