Competitividade do leite em pó integral brasileiro
Keywords:
Comércio Internacional, Mercado Lácteo, Vantagem Comparativa,Abstract
Entre os produtos lácteos exportados pelo Brasil, o leite em pó é um dos mais importantes para a balança comercial brasileira, em especial o leite em pó integral. Apesar de ter sido considerado um grande importador de leite em pó na década de 1990, em 2008 o Brasil exportou cerca de 82 mil toneladas do produto, ou 377 milhões de dólares, tendo ocupado a oitava posição no ranking mundial de exportação do produto. No entanto, as exportações brasileiras do produto caíram novamente a partir de 2009, como efeito da crise mundial. Diante disso, torna-se oportuno avaliar a competitividade do Brasil no comércio mundial de leite em pó integral, como forma de identificar se o País tem potencial exportador. Para tal, foram utilizados dois índices: a Vantagem Comparativa Revelada e a Posição Relativa de Mercado. Foram comparados sete países: Brasil, Argentina, Nova Zelândia, Estados Unidos, Holanda, Austrália e Bélgica. Os resultados mostraram grande vantagem comparativa para a Nova Zelândia. Os demais países mostraram possibilidades de crescimento, inclusive o Brasil, mas para isso algumas medidas voltadas para o posicionamento competitivo no mercado lácteo mundial devem ser tomadas.Downloads
Published
2012-11-21
How to Cite
Siqueira, K. B., Barros, R. de C., Melor, N. R. de, & Gama, D. A. (2012). Competitividade do leite em pó integral brasileiro. Revista De Política Agrícola, 21(3), 19–32. Retrieved from https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/243
Issue
Section
Artigos Científicos