Política agrícola brasileira: produtividade, inclusão e sustentabilidade

Autores

  • Junior Ruiz Garcia
  • José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho

Palavras-chave:

comércio agrícola, desenvolvimento, mudanças climáticas, redução da pobreza, segurança alimentar

Resumo

Este estudo procura analisar a importância da política comercial agrícola do Brasil para o desenvolvimento econômico, discutindo questões como segurança alimentar, redução da pobreza e desigualdade, geração de empregos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, bem como sustentabilidade ambiental. O estudo busca questionar quais as contribuições da política comercial agrícola do Brasil para o desenvolvimento sustentável. Como hipótese, entende-se que a política comercial agrícola pode ser um importante instrumento para o desenvolvimento, para a redução das desigualdades e para a gestão sustentável dos recursos naturais no Brasil.

Biografia do Autor

Junior Ruiz Garcia

Graduado em Ciências Econômicas, doutor em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp), professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho

Graduado em Ciências Econômicas, doutor em Economia, técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset) do Ipea, professor da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

Garcia, J. R., & Vieira Filho, J. E. R. (2014). Política agrícola brasileira: produtividade, inclusão e sustentabilidade. Revista De Política Agrícola, 23(1), 91–104. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/888

Edição

Seção

Artigos Científicos