Caracterização dos consumidores de frutas em feiras livres do sul de Minas Gerais
Palavras-chave:
Análise de Conglomerados, Aquisição de Alimentos, Consumo de Frutas, Feiras Livres,Resumo
O presente trabalho teve como objetivo caracterizar os consumidores de frutas em feiras livres da região sul de Minas Gerais, identificando grupos de consumidores de acordo com seus hábitos de consumo e características socioeconômicas. Foram aplicados 50 questionários aos consumidores das feiras livres nos municípios de Três Pontas, Pouso Alegre, São Lourenço, Poços de Caldas e Alfenas. A análise de conglomerados foi utilizada para tratamento dos dados. O grupo 1 foi formado por 114 consumidores, que consideraram como “importantes” e “muito importantes” a maioria dos fatores determinantes da frequência à feira livre. É formado por aposentados, donas de casa e comerciantes. O grupo 2 tem 49 consumidores, que se destacam por ter o maior nível de renda e comprar produtos prontos na feira. O grupo 3 possui 90 consumidores, com frequência quinzenal à feira. Este último assemelha-se ao primeiro grupo, exceto pela ausência de aposentados entre seus membros e por atribuir menor importância aos fatores determinantes da frequência às feiras livres. Esses resultados reforçam a importância de se conhecer esse importante canal de distribuição de frutas, pois podem subsidiar políticas de saúde e nutrição, além de permitirem mais conhecimento do comportamento do consumidor de frutas.Downloads
Publicado
2011-09-30
Como Citar
Rezende, M. L., Carvalho, F. G. de, Garcia, L. P., & Azevedo, L. (2011). Caracterização dos consumidores de frutas em feiras livres do sul de Minas Gerais. Revista De Política Agrícola, 20(3), 120–126. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/43
Edição
Seção
Artigos Científicos