China: gigante também na agricultura

Autores

  • Eliana Valéria Covolan Figueiredo Embrapa
  • Elisio Contini Embrapa

Palavras-chave:

agronegócio, Brasil, exportação.

Resumo

O presente artigo identifica as principais forças motrizes da demanda por produtos agrícolas por parte da China: crescimento populacional e elevação da renda. Aponta ainda os principais produtos agrícolas daquele país, em culturas e em produção animal, e sua espetacular evolução de 2002 a 2011. Merece destaque a análise das exportações agrícolas brasileiras e sua participação naquele mercado. Analisa-se com certo ineditismo a estrutura tarifária da China, no comércio com outros países, incluindo o Brasil. Em virtude de sua importância, alguns produtos são destacados, como o complexo soja (grão, óleo e farelo), milho, algodão, suco de laranja e carnes (carne bovina, suína e de aves). A conclusão geral é de que o mercado da China para produtos do agronegócio brasileiro é estratégico e vital para o aumento da produção de grãos e de carnes do Brasil. É de grande relevância acompanhar a evolução da produção e consumo de produtos agrícolas na China e aproveitar essas oportunidades de negócios.

Biografia do Autor

Eliana Valéria Covolan Figueiredo, Embrapa

Economista, Doutora em Agronomia pela Unesp, pesquisadora da Embrapa

Elisio Contini, Embrapa

Doutor em Regionale Planung pela Universidade de Muenster, pesquisador da Embrapa

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

Figueiredo, E. V. C., & Contini, E. (2013). China: gigante também na agricultura. Revista De Política Agrícola, 22(2), 5–29. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/304

Edição

Seção

Artigos Científicos