A expansão das áreas de soja e pastagens nas microrregiões de Mato Grosso

Autores

  • Angel dos Santos Fachinelli Ferrarini Doutora em Economia Aplicada, professora da Universidade Federal de Rondonópolis.

Palavras-chave:

crédito rural, shift-share, substituição de culturas

Resumo

Este trabalho analisou a dinâmica produtiva do avanço da soja e do gado em relação às culturas de milho (primeira e segunda safras) e arroz para as 22 microrregiões de Mato Grosso. O estudo destaca as substituições de culturas e o incremento do crédito agrícola para custeio e investimento no estado, o que coincide com o avanço das exportações de soja e gado. O método adotado foi o shift-share, para a análise de três períodos: 2003–2008, 2009–2013 e 2013–2018. Os maiores avanços ocorreram depois de 2008, para a soja e o milho segunda safra em relação às áreas de arroz e milho primeira safra. O efeito renda foi o propulsor do avanço nas microrregiões de Alto Teles Pires, Aripuana, Sinop e Rondonópolis. As microrregiões que evoluíram na produção de soja e milho segunda safra são também as de maior efeito renda sobe a produção de gado.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Ferrarini, A. dos S. F. (2021). A expansão das áreas de soja e pastagens nas microrregiões de Mato Grosso. Revista De Política Agrícola, 30(4), 5. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1677

Edição

Seção

Artigos Científicos