Distribuição do Pronaf Mais Alimentos nas unidades federativas em 2015–2017

Autores

  • Dafny Corrêa Delfino
  • Renan Gabriel Eugênio Santos
  • Diego Pierotti Procópio Professor do Departamento de Zootecnia e Extensão Rural (DZER) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Solange Rodrigues Santos Corrêa Professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Palavras-chave:

agricultura familiar, política pública, regiões brasileiras

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a distribuição dos recursos financeiros e do número de contratos do Pronaf Mais Alimentos entre as unidades federativas brasileiras em 2015–2017.Adota-se metodologia de natureza qualitativa por meio de técnicas de revisões bibliográfica e documental. Verificou-se que ocorreu expansão dos valores de financiamento e do número de contratos dessa modalidade de financiamento do crédito rural no período. Constata-se desigualdade na distribuição regional quanto ao acesso a essa política pública entre os agricultores familiares brasileiros. O Sul é predominante tanto no acesso aos recursos financeiros quanto ao número de contratos efetivados. Esse fator pode estar diretamente relacionado ao perfil do agricultor familiar sulista, cuja capacidade organizacional (consolidação de associações e cooperativas) difere da dos produtores de outras regiões. Nordeste e Norte possuem o menor patamar de acesso ao recurso financeiro e a menor quantidade de contratos efetivados – isso pode estar associado ao baixo nível educacional dos agricultores familiares e ao déficit da prestação dos serviços de Ater nessas localidades.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

Corrêa Delfino, D., Santos, R. G. E., Procópio, D. P., & Corrêa, S. R. S. (2019). Distribuição do Pronaf Mais Alimentos nas unidades federativas em 2015–2017. Revista De Política Agrícola, 27(4), 28. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1466

Edição

Seção

Artigos Científicos