Impacto do Bolsa Família sobre a procura por trabalho no meio rural nordestino

Autores

  • Isadora Gomes Ribeiro Graduanda em Zootecnia. Universidade Federal do Ceará.
  • Edward Martins Costa Doutor em Economia, professor do Departamento de Economia Agrícola, Campus do Pici (DEA/UFC), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER/UFC).
  • Rosemeiry Melo Carvalho Doutora em Economia.

Palavras-chave:

beneficio, extrema pobreza, governo

Resumo

O objetivo deste trabalho é mensurar o efeito do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a procura por trabalho dos chefes de famílias pobres e extremamente pobres na área rural do Nordeste brasileiro e que não estão no mercado de trabalho. A amostra foi composta com base na Pnad Contínua de 2016. Foi usada a combinação do balanceamento por entropia com o método Propensity Score Matching (PSM). Depois, fez-se a análise de sensibilidade, proposta por Becker e Caliendo, para verificar se o viés dos não observáveis afetou o resultado do Efeito Médio de Tratamento sobre os Tratados (ATT). De acordo com os resultados, receber o benefício do programa resulta em um efeito negativo sobre a procura por trabalho. Diversos fatores podem contribuir para esse efeito sobre os beneficiários; entre eles, está o efeito renda proposto por Tavares, em que famílias beneficiadas trocam a renda do trabalho pela renda do não trabalho.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

Ribeiro, I. G., Costa, E. M., & Carvalho, R. M. (2019). Impacto do Bolsa Família sobre a procura por trabalho no meio rural nordestino. Revista De Política Agrícola, 28(3), 9. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1420

Edição

Seção

Artigos Científicos