Análise de risco da fruticultura irrigada na microrregião do Cariri

Autores

  • Cícero Francisco de Lima Economista, mestrando em Economia Rural.
  • Kilmer Coelho Campos Doutor em Economia Aplicada, professor associado I do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará.

Palavras-chave:

análise de rentabilidade, Método Monte Carlo, produção de frutas

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar o risco da fruticultura irrigada na microrregião do Cariri cearense em 2013. Os dados da pesquisa são de natureza primária, coletados por questionários. A amostra envolveu 66 produtores rurais e, como técnica de análise, adotou-se o cálculo de indicadores econômicos em condição determinística e de risco via Método Monte Carlo. Os principais resultados evidenciaram que é baixa a probabilidade de os produtores se manterem na atividade no longo prazo, ou seja, os indicadores de margem líquida, lucro, índice de lucratividade e taxa de remuneração do capital mostram probabilidades inferiores a 50%. Já na análise por grupos, para os produtores de pequeno porte e principalmente para os de médio e grande portes os resultados são favoráveis no curto e longo prazos.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Lima, C. F. de, & Campos, K. C. (2018). Análise de risco da fruticultura irrigada na microrregião do Cariri. Revista De Política Agrícola, 27(2), 39. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1411

Edição

Seção

Artigos Científicos