Arroz e feijão: intervenção multi-institucional em prol do Brasil

Autores

  • Carlos Magri Ferreira Engenheiro-agrônomo, doutor em Desenvolvimento Sustentável, analista da Embrapa arroz e Feijão.
  • Reginaldo Santana Figueiredo Engenheiro de Materiais, pós-doutor em Modelagem e Simulação, professor adjunto da Universidade Federal de Goiás.
  • Tamillys Cientielly de Lellis Albernaz Luz Engenheira de Alimentos, especialista em Vigilância Sanitária, analista da Embrapa arroz e Feijão.

Palavras-chave:

alimentação saudável, padrão alimentar, reeducação alimentar, segurança alimentar e nutricional

Resumo

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa feita com os consumidores de arroz e feijão da região metropolitana de Goiânia, em que se buscam subsídios para a realização de uma campanha nacional de valorização do consumo desses alimentos5. O objetivo do estudo é conhecer a percepção dos consumidores sobre vários aspectos nutricionais e funcionais e de outros tópicos que interferem no consumo do arroz e do feijão. Os dados foram obtidos via questionário estruturado. O trabalho foi piloto no sentido de validar o questionário e da ferramenta para análise estatística, desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão e pela Universidade Federal de Goiás – para obter representatividade nacional, espera-se repetir esse estudo em mais oito capitais brasileiras. Os resultados encontrados são essenciais para o direcionamento das atividades a serem propostas no escopo da campanha, como a elaboração de peças publicitárias customizadas que abordem pontos críticos ou percepções equivocadas e reforcem pontos positivos de aspectos nutricionais e funcionais.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Ferreira, C. M., Figueiredo, R. S., & Albernaz Luz, T. C. de L. (2018). Arroz e feijão: intervenção multi-institucional em prol do Brasil. Revista De Política Agrícola, 27(1), 96. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1403

Edição

Seção

Artigos Científicos