Produção de caprinos e suínos nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar

Autores

  • Stalys Ferreira Rocha Engenheiro-agrônomo, mestre em Economia Rural.
  • Ana Maria Aquino dos Anjos Ottati Engenheira-agrônoma, doutora em Desenvolvimento Rural, professora do Departamento de Econommia Rural da Universidade Estadual do Maranhão.
  • Robério Telmo Campos Engenheiro-agrônomo, doutor em Economia, professor da Universidade Federal do Ceará.

Palavras-chave:

agricultura familiar, cadeia produtiva, criação animal

Resumo

O objetivo deste trabalho é caracterizar as cadeias produtivas de suínos e de caprinos nos municípios maranhenses de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Os dados de origem primária foram coletados pela aplicação de questionários aos agentes das duas cadeias produtivas. Os dados secundários foram obtidos nos órgãos federais, estaduais e municipais. Os resultados mostraram que a suinocultura usa mão de obra predominantemente familiar e que o sistema de produção é do tipo semi-intensivo, com baixo nível tecnológico. A caprinocultura utiliza mão de obra remunerada, mas sem relação contratual, de baixa tecnificação. A clandestinidade dessas atividades limita a distribuição e o consumo local. A venda da produção ocorre principalmente nas feiras e mercados locais. Concluiu-se que os principais gargalos das cadeias são a falta de assistência técnica, de melhores tecnologias nas propriedades e a ausência de registros das atividades. Pode-se afirmar também que as cadeias produtivas de suínos e de caprinos são desorganizadas – necessitam de apoio dos setores públicos e privados.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Rocha, S. F., Ottati, A. M. A. dos A., & Campos, R. T. (2018). Produção de caprinos e suínos nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Revista De Política Agrícola, 27(1), 22. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1397

Edição

Seção

Artigos Científicos