Análise de risco da produção irrigada de coco no Ceará

Autores

  • Kilmer Coelho Campos Doutor em Economia Aplicada, professor adjunto do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará.
  • Robério Telmo Campos Doutor em Economia, professor titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará.

Palavras-chave:

administração rural, indicadores econômicos, , método Monte Carlo

Resumo

O Projeto de Irrigação Curu-Paraipaba, no Ceará, foi concebido como parte da política de implantação de projetos públicos de irrigação via colonização. O projeto, sob a administração do Dnocs, teve início em 1975 com o assentamento de 521 famílias de agricultores familiares que exploravam, na quase totalidade, a monocultura do coco. Em razão dos entraves, o objetivo é analisar economicamente a produção de coco irrigada no referido projeto, sob condições determinística e de risco. Os dados de natureza primária foram coletados por meio de questionários de uma amostra de 60 produtores rurais. O método de análise é o cálculo de indicadores econômicos, em condição determinística, e de risco, por meio do método Monte Carlo. A conclusão principal é que alguns produtores auferem, em média, margens bruta e líquida positivas, o que permite sua permanência na atividade em curto e longo prazos. Dois terços dos agricultores relataram prejuízos médios anuais.

Downloads

Como Citar

Campos, K. C., & Campos, R. T. (2017). Análise de risco da produção irrigada de coco no Ceará. Revista De Política Agrícola, 26(2), 45–61. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1271

Edição

Seção

Artigos Científicos