Distribuição espacial e fontes de crescimento da pecuária leiteira paranaense

Autores

  • Ana Paula Fiori Moura Economista, mestranda em Economia.
  • Cárliton Vieira dos Santos Doutor em Economia Aplicada, professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Palavras-chave:

economia agrícola, economia regional, Gini locacional, método shift-share, quociente locacional.

Resumo

O Paraná é historicamente um dos mais importantes produtores de leite do Brasil e tem ampliado sua participação na produção leiteira nacional nas últimas décadas. Este trabalho procura mensurar o desempenho e a distribuição espacial da pecuária leiteira paranaense no período de 1990 a 2015, por microrregiões. Mensuram-se o grau de especialização das microrregiões na atividade leiteira, a concentração espacial da atividade no estado e as fontes de crescimento da produção de leite nas microrregiões e no estado. Os resultados permitiram identificar oito microrregiões altamente especializadas na produção de leite, com destaque para Ponta Grossa. Constatou-se também aumento da concentração espacial da produção no estado e que sua taxa média anual de crescimento da produção leiteira superou a média nacional – esse crescimento deveu-se mais aos ganhos de produtividade (crescimento intensivo) do que ao aumento do número de vacas ordenhadas (crescimento extensivo).

Downloads

Como Citar

Moura, A. P. F., & dos Santos, C. V. (2017). Distribuição espacial e fontes de crescimento da pecuária leiteira paranaense. Revista De Política Agrícola, 26(2), 5–19. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1268

Edição

Seção

Artigos Científicos