O potencial sustentável da bovinocultura de corte do Brasil

Autores

  • Oscar Tupy Veterinário, doutor em Economia Aplicada, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste.
  • Sérgio Novita Esteves Engenheiro-agrônomo, doutor em Nutrição Animal, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste.
  • Rymer Ramiz Túllio Engenheiro-agrônomo, doutor em Zootecnia, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste.
  • Reinaldo de Paula Ferreira Engenheiro-agrônomo, doutor em Genética e Melhoramento, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste.

Palavras-chave:

produção de gado de corte, redução da emissão de metano, viabilidade econômica da pecuária de corte

Resumo

O trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade econômica e financeira do pastejo intensivo para vacas de cria e o confinamento de bezerros da desmama ao abate. Para as análises, foi empregado um modelo desenvolvido pela Embrapa que simula um sistema de produção de bovinos de corte e permite avaliar o impacto econômico de diferentes tecnologias. A tecnologia avaliada permitirá ao produtor obter um fluxo de caixa livre por hectare/ano de R$857, 27. Permite também redução da área empregada com pecuária de corte de 125,29 milhões de hectares para 20 milhões de hectares com uma produtividade de 0,50 tonelada de equivalente-carcaça por hectare/ ano contra 0,07 tonelada de equivalente-carcaça por hectare/ano, produzida atualmente.

Downloads

Como Citar

Tupy, O., Esteves, S. N., Túllio, R. R., & Ferreira, R. de P. (2016). O potencial sustentável da bovinocultura de corte do Brasil. Revista De Política Agrícola, 24(4), 46–54. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1054

Edição

Seção

Artigos Científicos