Política pública de pesquisa agropecuária no Brasil

Autores

  • Gustavo Carvalho Moreira Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Erly Cardoso Teixeira Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Embrapa, retornos da pesquisa agropecuária, SNPA

Resumo

Dada a importância da pesquisa e da inovação para a evolução da agricultura brasileira, principalmente depois da década de 1960, este estudo teve como objetivo verificar historicamente quais foram os incentivos governamentais de investimento em pesquisa agropecuária no País. Destacam-se como principais marcos a criação do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), o papel da Embrapa, o papel das instituições de pesquisa e assistência técnica estaduais e o papel das universidades e das instituições de fomento. Verifica-se também a necessidade da formação de novas instituições de pesquisa nas regiões Centro-Oeste e Norte para a promoção do desenvolvimento. Por fim, destaca-se como importante agenda de pesquisa a análise do retorno dos investimentos em pesquisa agropecuária no Brasil e seus impactos sobre a sociedade, dada a escassez de tais estudos.

Biografia do Autor

Gustavo Carvalho Moreira, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Economista e mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutorando em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Erly Cardoso Teixeira, Universidade Federal de Viçosa

Engenheiro-agrônomo, Ph.D. em Agricultural Economics pela Purdue University, professor titular do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2014-11-18

Como Citar

Moreira, G. C., & Teixeira, E. C. (2014). Política pública de pesquisa agropecuária no Brasil. Revista De Política Agrícola, 23(3), 5–17. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/940

Edição

Seção

Artigos Científicos