Indicações geográficas em países em desenvolvimento: potencialidades e desafios
Palavras-chave:
assimetria de informações, políticas públicas, produtos de origemResumo
O artigo discute alguns dos principais fatores que condicionam a agregação de valor e a inserção mercadológica de produtos com indicações geográficas em países em desenvolvimento, com base na experiência brasileira. Parte-se do pressuposto de que a valorização de produtos com indicações geográficas e o desenvolvimento de mercados domésticos e internacionais para esses produtos, no contexto de países em desenvolvimento, dependem de uma ação sinérgica em três níveis: a) da cadeia produtiva, com a negociação de alianças verticais e horizontais; b) da organização do setor IG, por meio da sua ação coletiva; e c) do Estado, com base no suporte a essas iniciativas e na promoção do conceito e dos produtos.Downloads
Publicado
2014-08-08
Como Citar
Mascarenhas, G., & Wilkinson, J. (2014). Indicações geográficas em países em desenvolvimento: potencialidades e desafios. Revista De Política Agrícola, 23(2), 103–115. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/918
Edição
Seção
Artigos Científicos