Avaliação do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural – 2005 a 2012

Autores

  • José Alderir da Silva
  • Maria do Socorro Gondim Teixeira
  • Vinicius Gonçalves dos Santos

Palavras-chave:

crédito rural, política agrícola, política pública

Resumo

O presente artigo tem por objetivo avaliar o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), criado em 2003 e administrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no período 2005–2012, em termos de universalização do acesso ao seguro rural. O programa contribuiu para a expansão securitária na produção agropecuária no período em estudo; no entanto, as subvenções estão altamente concentradas na região Sul, mais especificamente no Paraná. As demais regiões, sobretudo o Nordeste e o Norte, têm apenas uma participação marginal no PSR. Do mesmo modo, a modalidade de grãos concentra uma participação no PSR de mais de 74% nas diversas categorias analisadas. Diante da análise dos dados, conclui-se que os objetivos do programa foram alcançados parcialmente, uma vez que houve a ampliação securitária no meio rural, mas esta ocorreu de forma concentradora.

Biografia do Autor

José Alderir da Silva

Economista, mestrando em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor substituto do Departamento de Economia da UFRN.

Maria do Socorro Gondim Teixeira

Economista, doutora em Ciências da Comunicação pela USP, professora do Departamento de Economia e da Pós-Graduação de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Vinicius Gonçalves dos Santos

Economista, mestrando em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2014-04-22

Como Citar

Silva, J. A. da, Teixeira, M. do S. G., & Santos, V. G. dos. (2014). Avaliação do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural – 2005 a 2012. Revista De Política Agrícola, 23(1), 105–118. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/892

Edição

Seção

Artigos Científicos