Mercados institucionais na agricultura familiar: dificuldades e desafios
Palavras-chave:
comercialização, desenvolvimento local, PAA, PnaeResumo
A agricultura familiar tem hoje a possibilidade de acessar o mercado institucional, que é uma alternativa de aproximar do consumidor a produção de base familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O presente estudo visa descrever a trajetória do acesso a esses mercados no Município de Mineiros, GO, identificando os principais desafios e dificuldades enfrentados e destacando os atores sociais participantes do processo. Como metodologia, buscaram-se uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental nos relatórios institucionais, documentos e sítios oficiais das instituições ligadas à agricultura nesse município. Os resultados mostram que o acesso ao Pnae deu-se, em 2012, de forma incipiente, com a venda de produtos às escolas municipais na ordem de 0,63%; e, em 2013, os projetos de venda do Pnae e PAA alcançaram a totalidade de 90.958 kg de alimentos. Ressaltase que há uma rede de cooperação local entre as instituições ligadas à agricultura familiar e que há dificuldades e desafios a serem enfrentados, como a organização da produção, focada na diversificação, com o objetivo de atender à demanda, respeitar a cultura dos agricultores, atender às exigências sanitárias e organizar a logística da produção.Downloads
Publicado
2014-04-29
Como Citar
de Paula, M. M., Kamimura, Q. P., & Silva, J. L. G. da. (2014). Mercados institucionais na agricultura familiar: dificuldades e desafios. Revista De Política Agrícola, 23(1), 33–43. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/883
Edição
Seção
Artigos Científicos