Valoração econômica do Parque Ecológico Estadual do Sítio Fundão, Crato, CE

Autores

  • Wellington Ribeiro Justo Urca
  • Camila Pereira Brígido Rodrigues Funcap

Palavras-chave:

DAP, Krinsky-Robb, logit

Resumo

Os problemas relativos ao meio ambiente são considerados falhas de mercado, externalidades negativas, o que requer a correção por meio da valoração dos danos ambientais. Este estudo tem por objetivo valorar o Parque Ecológico Estadual do Sítio Fundão, cuja execução visa à preservação de riquezas naturais e culturais da cidade: inédita casa de taipa com dois andares e resquícios de mata atlântica. A avaliação do Parque Estadual é feita por meio do método de avaliação contingente, com o modelo logit. De acordo com a literatura, as variáveis incluídas no modelo apresentaram os efeitos esperados. Valores de lances mais elevados e para os solteiros diminuem a probabilidade da disposição a pagar, enquanto idade, escolaridade, renda familiar e gasto com lazer aumentam essa probabilidade. Não houve diferença por gênero nem raça no modelo sem os votos de protesto. Contudo, os homens estão menos dispostos a pagar que as mulheres no modelo sem os votos de protesto. A DAP média estimada por meio do método de Krinsky-Robb foi de R$ 3,33 e R$ 7,77 para os modelos com e sem votos de protesto, respectivamente. Os valores agregados superam o valor investido pelo governo cearense, indicando que a política de criação do parque é eficaz, ou seja, aumenta bastante o bem-estar da população.

Biografia do Autor

Wellington Ribeiro Justo, Urca

Engenheiro-agrônomo pela UFRPE, economista pela Urca, mestre em Economia Rural pela UFC, doutor em Economia pelo Pimes-UFPE, professor associado de Economia da Urca.

Camila Pereira Brígido Rodrigues, Funcap

Graduanda em Economia pela Urca, bolsista de Iniciação Científica pela Funcap

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

Justo, W. R., & Rodrigues, C. P. B. (2014). Valoração econômica do Parque Ecológico Estadual do Sítio Fundão, Crato, CE. Revista De Política Agrícola, 23(1), 4–17. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/881

Edição

Seção

Artigos Científicos