O uso do método SOMA na avaliação de cursos de capacitação

Autores

  • Carlos Roberto de Albuquerque Lima
  • Rosilene Ferreira Souto
  • Carla Povoa Lemes
  • João Luiz Palma Meneguci

Resumo

O agronegócio tem um importante papel para a economia brasileira, representando em média de 27 % a 30 % do Produto Interno Bruto (PIB) nacional (CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL, 2007). Um dos fatores que contribuíram para a sua evolução e para os bons resultados desse setor foi o crescimento do número de ações de transferência de tecnologia, feitas por órgãos do governo, por cooperativas e pela iniciativa privada, com a realização de dias de campo, palestras, cursos de capacitação de agricultores e técnicos e divulgação em programas de TV, rádio, jornais e revistas. No entanto, não há estudos sistematizados que avaliem a eficiência desses métodos e de meios de comunicação, de forma quantitativa, que dêem respostas às seguintes questões: o que os entrevistados sabiam e faziam antes de participarem dos cursos, o que aprenderam com os cursos, que comportamentos foram modificados em decorrência do aprendizado, quanto lhes custou todo esse esforço, como se beneficiou a sociedade.

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Como Citar

Lima, C. R. de A., Souto, R. F., Lemes, C. P., & Meneguci, J. L. P. (2015). O uso do método SOMA na avaliação de cursos de capacitação. Revista De Política Agrícola, 17(2), 86–90. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/411

Edição

Seção

Artigos Científicos