Análise do mercado mundial de madeiras tropicais

Autores

  • Liniker Fernandes da Silva Engenheiro florestal, analista ambiental da Sociedade de Investigações Florestais, Av. Peter Henry Rolfs, s/n, Campus Universitário. CEP 36570-000, Viçosa, MG.
  • Márcio Lopes da Silva Engenheiro florestal, Doutor em Ciência Florestal, professor de Ciência Florestal do Departamento de Engenharia Florestal, da Universidade Federal de Viçosa.
  • Sidney Araujo Cordeiro Engenheiro florestal, Doutor em Ciência Florestal, professor de Ciência Florestal do Departamento de Engenharias/CPCE, da Universidade Federal do Piauí.

Palavras-chave:

Madeira Serrada, Planejamento Florestal, Taxa Geométrica de Crescimento,

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar o mercado mundial de madeiras tropicais. Para alcançar o objetivo proposto, coletaram-se dados de: produção de madeira roliça, exportação de madeira serrada em metros cúbicos, exportação de madeira serrada em dólares e importações em metros cúbicos dos principais players do mercado em questão. Os dados coletados foram analisados com ajuda da taxa geométrica de crescimento. Constatou-se que o Brasil é o principal produtor de madeira tropical serrada, mas não é o maior exportador. Entretanto, espera-se que em alguns anos as exportações brasileiras sejam as maiores do mundo. Além disso, detectou-se que Malásia e Indonésia estão produzindo e exportando cada vez menos. Nas importações, verificou-se que a China é o grande player, com fatia superior a 30% do mercado. Os resultados mostraram grande potencial para o Brasil nesse setor. Além disso, pode-se concluir que a madeira tropical serrada está valorizando-se.

Downloads

Publicado

2012-11-21

Como Citar

Silva, L. F. da, da Silva, M. L., & Cordeiro, S. A. (2012). Análise do mercado mundial de madeiras tropicais. Revista De Política Agrícola, 21(3), 48–54. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/245

Edição

Seção

Artigos Científicos