Expansão da soja no Sealba alagoano: uma análise dos determinantes comportamentais

Autores

  • Márcio Rogers Melo de Almeida Embrapa Tabuleiros Costeiros, Aracaju, SE, Brasil.
  • Rodrigo Lanna Franco Silveira Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Centro de Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente (CEA), Campinas, SP, Brasil.

Palavras-chave:

determinantes comportamentais, economia comportamental, pioneirismo

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a expansão da soja no Sealba alagoano, focando nos determinantes comportamentais dos agentes da cadeia produtiva. Com base em entrevistas, além de análise documental e de fluxo de informações dos agentes, os resultados mostraram que os pioneiros na adoção da soja no território possuem características socioeconômicas e cognitivas que os levam a formular estratégias robustas de enfrentamento de riscos, passando por etapas de experimentação até a decisão final. Existe algo como uma identidade coletiva que os ajuda nas ações cooperativas que fortalece e induz a tomada de decisão pela adoção da soja. Contudo, o grau de distância dos modelos mentais entre pioneiros e produtores médios é forte componente restritivo para que a adoção escale e perfaça um ciclo amplo de difusão da soja no território.

Downloads

Publicado

2025-11-11

Como Citar

Almeida, M. R. M. de, & Silveira, R. L. F. (2025). Expansão da soja no Sealba alagoano: uma análise dos determinantes comportamentais. Revista De Política Agrícola, 34, e02016. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/2016