O Brasil como grande player no mercado mundial de etanol
Palavras-chave:
Competitividade, gargalos e vantagens, historicismo e futuro, mercado global, setor sucroalcooleiro.Resumo
Este trabalho discorre sobre a história do etanol no Brasil e a evolução da sua indústria: as vantagens do País quanto à produtividade e à expansão comercial; os gargalos que ameaçam a competitividade do setor diante do mercado global de biocombustíveis; as variáveis de cenário internacional, como os aspectos comerciais e diplomáticos e as forças difusas que desafiam o setor; e as projeções para o etanol brasileiro. O objetivo aqui foi traçar um retrospecto e analisar o panorama atual da produção e comercialização doméstica e internacional do etanol e identificar variáveis complexas e sensíveis que interferem na forte posição vanguardista do Brasil nesse setor, além de reunir prospectos do etanol brasileiro no cenário mundial de biocombustíveis. Para os levantamentos bibliográficos foi utilizado o conceito da ferramenta analítica da dependência da trajetória (path dependence), para a cognição do processo histórico e de crescimento do setor. Além do passado de sucesso, constatou-se que há uma pluralidade de fatores de múltiplas dependências que condicionam o futuro do setor nacional diante da agenda comercial cosmopolita de biocombustíveis. Os prospectos acerca do futuro são otimistas para o Brasil.Downloads
Publicado
2021-10-05
Como Citar
Soares, A. A., & Zukowski Junior, J. C. (2021). O Brasil como grande player no mercado mundial de etanol. Revista De Política Agrícola, 30(3), 57. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1649
Edição
Seção
Artigos Científicos