Função de produção e eficiência técnica da pecuária do Nordeste

Autores

  • Isadora Ribeiro Zootecnista.
  • Edward Martins Costa Professor do Departamento de Economia Agrícola e do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Andrea Pereira Pinto Professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Thyena Karen Magalhães Dias Doutoranda em Economia Rural.
  • Helson Gomes de Souza Doutorando em Economia Aplicada.

Palavras-chave:

agropecuária, capital, pessoal ocupado, terra

Resumo

O objetivo deste trabalho foi, com base no Censo Agropecuário de 2017, mensurar a função de produção da pecuária do Nordeste brasileiro e sua eficiência técnica. O estudo adotou o método econométrico de análise de fronteira estocástica, com representação da função Cobb-Douglas com ineficiência, e conclui que a função de produção da pecuária da região nordestina depende principalmente das despesas com insumos – pessoal ocupado, capital e área vêm em seguida. Observou-se também que são mais eficientes os municípios de fora do Semiárido. Além disso, quanto às variáveis que captam a ineficiência técnica, crédito rural e precipitação atuam positivamente, minimizando a ineficiência produtiva.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Ribeiro, I., Costa, E. M., Pinto, A. P., Dias, T. K. M., & de Souza, H. G. (2021). Função de produção e eficiência técnica da pecuária do Nordeste. Revista De Política Agrícola, 30(4), 30. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1637

Edição

Seção

Artigos Científicos