Distribuição espacial da produtividade de cana-de-açúcar no Brasil

Autores

  • Roberta Vedana
  • Karla Cristina Tyskowski Teodoro Rodrigues
  • José Luiz Parré
  • Pery Francisco Assis Shikida Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Palavras-chave:

Análise exploratória de dados espaciais, censo agropecuário, rendimento agrícola.

Resumo

Este trabalho analisou a distribuição espacial da produtividade da cana-de-açúcar nas mesorregiões do Brasil em 2006 e 2017, períodos também de censos agropecuários. Foi adotada a análise exploratória de dados espaciais (Aede), que indicou a presença de autocorrelação espacial da quantidade produzida de cana-de-açúcar entre as mesorregiões. Os mapas de significância Lisa e de clusters exibem diferenças entre 2006 e 2017, o que indica alteração da distribuição espacial da cana-de-açúcar de um censo para o outro. Por meio dos mapas, foi possível observar a formação de um corredor de produção a partir da expansão canavieira para regiões não tradicionais dentro do bioma Cerrado e uma redução de produtividade em algumas mesorregiões do Centro-Sul. Essa queda, que atingiu principalmente Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, está relacionada com a crise conjuntural que afeta o setor desde 2008.

Biografia do Autor

Roberta Vedana

Mestre em Economia.

Karla Cristina Tyskowski Teodoro Rodrigues

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.

José Luiz Parré

Doutor em Economia Aplicada, bolsista de Produtividade CNPq.

Pery Francisco Assis Shikida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutor em Economia Aplicada, professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

Vedana, R., Rodrigues, K. C. T. T., Parré, J. L., & Shikida, P. F. A. (2020). Distribuição espacial da produtividade de cana-de-açúcar no Brasil. Revista De Política Agrícola, 28(4), 121. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1529

Edição

Seção

Artigos Científicos