Pass-through das exportações do farelo de soja

Autores

  • Leonardo Copetti
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Santa Maria.

Palavras-chave:

Competitividade, taxa de câmbio, transmissão de preços.

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu no exame da relação entre variações cambiais e os preços brasileiros de exportação do farelo de soja, relação definida como o pass-through da taxa de câmbio, tendo como referência o período de janeiro de 2000 a dezembro de 2018. Estimaram-se modelos em dólar e em euro. Os dados foram coletados nos sites do Ipea e do World Bank. Fez-se uso dos instrumentais de séries temporais, especialmente do Modelo Vetor de Correção de Erros. Os resultados encontrados forneceram indicações de que o grau de pass-through da taxa de câmbio para os preços de exportação do farelo de soja foi nulo para o dólar e o euro, indicativo de que as variações da taxa de câmbio não se traduzem em ganhos de competitividade, afetando apenas o mark-up do exportador.

Biografia do Autor

Leonardo Copetti

Mestre em Administração e membro do grupo de pesquisa de Economia e Finanças da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria.

Doutor em Economia Aplicada, professor associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais (UFSM), bolsista de produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

Copetti, L., & Coronel, D. A. (2020). Pass-through das exportações do farelo de soja. Revista De Política Agrícola, 28(4), 85. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1457

Edição

Seção

Artigos Científicos