A dimensão econômica da sustentabilidade na agropecuária brasileira

Autores

  • Dienice Ana Bini Engenheira-agrônoma, doutora em Economia Aplicada.
  • Sílvia Helena Galvão de Miranda Engenheira-agrônoma, professora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq.
  • Carlos Eduardo de Freitas Viana Economista, professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq.
  • Luís Fernando Guedes Pinto Engenheiro-agrônomo, pesquisador do Imaflora

Palavras-chave:

certificação, crédito rural, rede de agricultura sustentável

Resumo

As questões relacionadas à sustentabilidade são cada vez mais incorporadas no ambiente de negócios e empreendimentos. Hoje, quase todas as empresas são questionadas por seus clientes e consumidores acerca da sustentabilidade de suas iniciativas e produtos. Na agricultura, esse tema é especialmente relevante, e o Brasil, entre os grandes fornecedores de produtos agropecuários, é o único país a desenvolver uma agricultura tropical. Por essa agricultura se desenvolver em um ambiente de alta biodiversidade, isso acaba por elevar a cobrança de clientes e consumidores, inclusive internacionalmente, sobre o setor. Este artigo propõe uma breve reflexão sobre a sustentabilidade, discorrendo sinteticamente sobre o histórico desse conceito e listando as principais ações desenvolvidas pela agropecuária no Brasil. No fim, traz resultados econômicos da adoção de práticas de sustentabilidade na agropecuária brasileira e sugestões de políticas para a sustentabilidade na agropecuária. A grande motivação deste artigo é evidenciar que a sustentabilidade, inevitavelmente, inclui aspectos econômicos, de tal forma que identificar os impactos dos ajustes setoriais requeridos para uma agropecuária mais sustentável é condição necessária para o desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Bini, D. A., Miranda, S. H. G. de, Viana, C. E. de F., & Pinto, L. F. G. (2018). A dimensão econômica da sustentabilidade na agropecuária brasileira. Revista De Política Agrícola, 27(2), 95. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1415

Edição

Seção

Artigos Científicos