Agricultura brasileira: inovação e distribuição da produção

Autores

  • José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Planning and research analyst at the Institute for Applied Economic Research (Ipea-Brazil) from Agricultural Studies Department; Professor in the Graduate Agribusiness Program at the University of Brasília (Propaga/UnB); and Visiting Scholar at Technological Change Lab (TCLab) and at the Institute of Latin American Studies (ILAS), Columbia University, 2014.

Palavras-chave:

agricultura, desenvolvimento, crescimento econômico

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da produção agrícola brasileira da década de 1960 até o momento. Faz-se um resumo das principais conclusões da visão histórica do desenvolvimento da agricultura brasileira. Os argumentos devem repousar sobre como as mudanças técnicas e o sistema nacional de inovações construíram um ambiente institucional para impulsionar o setor agropecuário, particularmente nas últimas décadas. Não é fácil descrever o caminho do desenvolvimento agropecuário brasileiro, mas a organização de alguns fatos históricos importantes pode ajudar a criar um quadro completo. O desafio futuro é incluir os agricultores marginalizados na revolução tecnológica. Do ponto de vista da formulação de políticas públicas, a diversidade interna da agricultura requer ações específicas para promover a produção e realocar recursos para os diversos segmentos e regiões. É necessário que haja uma política clara para aumentar a capacidade de absorção de tecnologia, o que implica avançar no alcance da extensão rural e na educação.

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Vieira Filho, J. E. R. (2018). Agricultura brasileira: inovação e distribuição da produção. Revista De Política Agrícola, 27(2), 18. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1409

Edição

Seção

Artigos Científicos