Modernização e desenvolvimento rural nos municípios gaúchos

Autores

  • Lauana Rossetto Lazaretti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Patricia Batistella Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Felipe Orsolin Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Tanise Dias Freitas Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Clailton Ataídes de Freitas Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

concentração de renda, modernização agrícola, renda agrícola

Resumo

O objetivo deste trabalho é mapear o grau de modernização agrícola nos municípios do Rio Grande do Sul em 2006 e verificar sua influência na renda agrícola, na concentração de renda e no desenvolvimento rural do estado. A análise fatorial foi usada para identificar os fatores comuns associados ao grau de modernização do setor agropecuário em cada município gaúcho e calcular o Índice de Modernização Agrícola (IMA). Estimaram-se três modelos econométricos do tipo cross-section para identificar os efeitos da modernização para cada indicador proposto: renda, Índice de Gini e Índice de Desenvolvimento Rural (IDR). Como resultados, observou-se que os níveis mais altos de modernização agrícola se concentram nas mesorregiões Noroeste, Centro-Oeste e Sudoeste do estado. O aumento da modernização possui impacto positivo sobre a renda, ao mesmo tempo que gera maior concentração dela. O incremento da modernização também favorece o desenvolvimento rural, mas, a partir de determinado nível, sua influência passa a ser negativa.

Biografia do Autor

Lauana Rossetto Lazaretti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Patricia Batistella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Economia e Desenvolvimento pela UFSM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio (UFRGS).

Felipe Orsolin Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestre em Economia e Desenvolvimento pela UFSM. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS.

Tanise Dias Freitas, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria. Pós-Doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (UNISC).

Clailton Ataídes de Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU - (1989); Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - (1994), Doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiroz da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP - (2001) e Pós-Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pelo Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras - UFLA (2013). Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e dos Programas de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento - PPGE&D e Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas - PPGOP.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

Lazaretti, L. R., Batistella, P., Teixeira, F. O., Freitas, T. D., & de Freitas, C. A. (2019). Modernização e desenvolvimento rural nos municípios gaúchos. Revista De Política Agrícola, 28(2), 22. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1369

Edição

Seção

Artigos Científicos