Produtos de Santa Catarina com identidade territorial

Autores

  • Mayara Rohrbacher Sakr
  • Valdir Roque Dallabrida

Palavras-chave:

desenvolvimento territorial, Indicação Geográfica, recursos territoriais

Resumo

A identidade territorial é um elemento diferenciador de produtos e serviços que podem ser reconhecidos como Indicação Geográfica (IG). A IG, por sua vez, é uma certificação que agrega valor cultural, econômico, político e ambiental a esses produtos e serviços. Portanto, é considerada um mecanismo promotor do desenvolvimento territorial. Como resultado de projeto de pesquisa, são caracterizados produtos de Santa Catarina que possuem potencialidades para adquirirem IG. Serão destacadas a localização, as influências econômicas e as formas de valorização, admitidas local ou regionalmente, de 27 produtos do estado. A pesquisa tem caráter exploratório, cujas fontes são informações secundárias da literatura, de documentos e da Internet. Verificou-se que muitos produtos possuem especificidades territoriais inerentes ao solo, à vegetação e ao clima, além do saber fazer local, que se refletem em suas qualidades e confirmam seus potenciais de certificação como IG. No entanto, conclui-se que a certificação é uma etapa do processo de valorização dos ativos e recursos com especificidade territorial. Desde que integrada às demais iniciativas, pode contribuir para o desenvolvimento territorial.

Biografia do Autor

Mayara Rohrbacher Sakr

Graduada em Administração e bolsista de Iniciação Científica

Valdir Roque Dallabrida

Geógrafo, doutor em Desenvolvimento Regional, professor do Mestrado em Desenvolvimento Regional da UnC.

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Como Citar

Sakr, M. R., & Dallabrida, V. R. (2015). Produtos de Santa Catarina com identidade territorial. Revista De Política Agrícola, 24(3), 102–113. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1040

Edição

Seção

Artigos Científicos