A competitividade do agronegócio brasileiro no comércio internacional
Palavras-chave:
exportação, mercado internacional, market shareResumo
Tornar-se competitivo mundialmente é um desafio não só para o Brasil, mas para todas as nações. No entanto, conhecer a dinâmica do comércio internacional para verificar se a pauta de exportação está de acordo com a demanda mundial pode ser um passo para as tomadas de decisões para a melhor inserção comercial brasileira. O objetivo deste estudo foi analisar a inserção do agronegócio do Brasil no comércio internacional, para identificar o posicionamento de seus produtos, considerando os triênios 2005–2007 e 2015–2017, com base na metodologia sugerida por Fajnzylber (1991). Foi possível identificar que a situação é positiva, pois, de acordo com a metodologia proposta, 46,51% do valor total exportado pelo País no triênio 2015–2017 é formado por 150 produtos em situação classificada como ótima.Downloads
Publicado
2021-12-30
Como Citar
Christ, G. D., Strauch, A. G. N., Santos, L. P. dos, & Assis Shikida, P. F. (2021). A competitividade do agronegócio brasileiro no comércio internacional. Revista De Política Agrícola, 30(4), 122. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1650
Edição
Seção
Artigos Científicos