Clima de investimento florestal e implicações para políticas públicas: o caso do Tocantins

Autores

  • Daniel Moura da Costa Teixeira Pesquisador Independente
  • Clovis Zapata Universidade de Brasília

Palavras-chave:

política florestal, investimento florestal, clima de investimento, índices

Resumo

O clima de investimento é um aspecto relevante para o desenho de políticas públicas regionais e no setor florestal, com reflexos sobre a conservação do capital natural. Isso se deve porque, tanto a competitividade da taxa de retorno de investimentos florestais, como o percentual dinamismo econômico de determinada região são significativos para a escolha de instrumentos de gestão do meio ambiente. Nesse contexto, o Índice de Atração ao Investimento Florestal (IAIF) foi aplicado ao estado do Tocantins para discutir as potenciais decorrências para a formulação de políticas públicas em nível estadual. Os resultados mostraram que o IAIF pode funcionar em análises preliminares do ambiente econômico, político e institucional do setor florestal.

Biografia do Autor

Daniel Moura da Costa Teixeira, Pesquisador Independente

Bacharel em Engenharia Florestal (2011) e Mestre em Economia (2014) pela Universidade de Brasília.Tem ampla experiência em consultoria e docência nas áreas de agricultura, florestas e meio ambiente, com destaque para os temas de economia florestal e do meio ambiente, clima de negócios, geoprocessamento e licenciamento ambiental.

Clovis Zapata, Universidade de Brasília

Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (1999), mestrado em Economica do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília (2002), mestrado em Social Science Research Methods - Cardiff University (2005) e PhD em Business-Economics PhD - Cardiff University em conjunto com a University da California, Davis (2010).

Downloads

Publicado

2019-06-12

Como Citar

Moura da Costa Teixeira, D., & Zapata, C. (2019). Clima de investimento florestal e implicações para políticas públicas: o caso do Tocantins. Revista De Política Agrícola, 27(4), 8. Recuperado de https://rpa.sede.embrapa.br/RPA/article/view/1330

Edição

Seção

Artigos Científicos